quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Lavar as mãos

Um gesto tão simples e que faz verdadeiros " milagres ". Pode evitar infecções e previne doenças. Deve ser uma prática corrente, principalmente antes das refeições.

Um cientista norte-americano defende a tese que lavar as mãos é muito importante, na medida em que, destrói as bactérias microrgânicas existentes e que não são perceptíveis a olho nú. Especialista em segurança alimentar, Barry Michaels esteve presente no Porto durante um colóquio sobre segurança alimentar organizado pela Universidade do Porto.

As mãos transportam bactérias que transmitem doenças. Para que os "hóspedes" indesejados desapareçam basta lavar as mãos. É tão simples e é de " pequenino que se torce o pepino ", ou seja, este pequeno grande gesto deve ser incutido logo desde cedo às crianças.

As doenças alimentares afectam milhares de pessoas em todo o mundo. Lavar as mãos poderá evitar o pior e salvar vidas. Barry Michaels defende que as condições de higiene devem ser melhoradas assim como se deve aumentar a lavagem das mãos.

Um hábito antigo no mundo ocidental, esquecido por muitos actualmente. A falta de higiene provoca um elevado número de infecções que poderão levar à morte. A higiene está não só nas nossas mãos, mas também nas mãos daqueles que cuidam da limpeza das casas de banho.

O especialista deixa um conselho: depois de lavar as mãos com sabão, o melhor é mesmo limpar a uma toalha de papel. Os secadores de ar utilizados em muitas casas de banho públicas não são eficazes, na medida em que demoram muito tempo a secar as mãos e as pessoas acabam por limpá-las à roupa. Acto condenável pelo especialista, pois trata-se de um gesto pouco higiénico.

Assim, e de mãos lavadas, as pessoas poderão evitar muitas doenças infecciosas. Há quem diga que nós somos o nosso médico mais eficaz e, neste caso, a teoria comprova-se.

Nenhum comentário: