quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Anorexia Nervosa

É uma perturbação dos hábitos alimentares que afecta milhões de adolescentes, como já referimos, na sua maior parte raparigas.eltante de sociais, exercidas sobre as raparigas para serem magras, pensa-se que a anorexia nervosa está também relacionada com as alterações cerebrais que ocorrem na puberdade. Durante a puberdade, a maioria das adolescentes ganha peso subitamente, porque o seu corpo precisa de ter uma certa percentagem de gordura para amadurecer sexualmente.

Quando uma rapariga entra na puberdade, uma parte do seu cérebro chamada hipotálamo, que controla as funções básicas como o sexo e a alimentação, começa a produzir uma substância química que estimula o apetite, em grandes quantidades.

Algumas raparigas ficam obcecadas em perder peso durante a puberdade, período de idade em que todas as raparigas engordam.

A serotonina é uma substância química gerada pelo cérebro que ajuda a transmitir sinais eléctricos entre neurónios. Foi provado pelos cientistas que as raparigas anorécticas apresentam níveis de serotonina superiores ao normal, o que as torna perfeccionistas,Desta forma, suspeita-se que o que faz as anorécticas nervosas continuarem a não ingerir alimentos é a descoberta de que ao reduzirem os níveis de serotonina no cérebro, passar fome pode fazê-las sentir m ansiosas.

Na Anorexia nervosa, a adolescente chega ao ponto de só ingerir saladas, fruta ou vegetais, de mascar pastilhas elásticas para enganar o estômago e de tomar comprimidos dietéticos.

Nenhum comentário: