quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Bulimia

Com o decorrer do tempo, a Anorexia pode começar a provocar sintomas opostos e evoluir para Bulimia. No entanto, a Bulimia pode ser uma doença independente sem antecedentes. É um mal estar, uma perturbação psíquica que se traduz por uma espécie de delinquência alimentar. É uma faceta trágica duma grave depressão (20% dos bulímicos fazem pelo menos uma tentativa de suicídio).

A Bulimia consiste basicamente em ingerir quantidades enormes de alimentos, cerca de 50.000 calorias por dia, principalmente doces (quilos de chocolate, latas de leite condensado, etc.) e depois provocar vómitos.

Apesar de ser bastante perigosa, a Bulimia é menos perigosa que a anorexia. Todas as características de personalidade descritas para a anorexia, também existem na Bulimia, mas com menos intensidade e o perfeccionismo e a obcessividade também são mais fracos.

A Bulimia cura-se mais facilmente que a anorexia e não cronifica tanto, mas sem tratamento também pode levar à morte.

O excesso de vómitos pode produzir grandes distúrbios metabólicos. Habitualmente, o esmalte dentário fica destruído e aparecem lesões no céu da boca e na garganta, que são originados pelos instrumentos (como colheres e arames) utilizados para provocar os vómitos.

A Bulimia é geralmente diagnosticada em raparigas durante a adolescência. Em cada 15%, cerca de 10% das bulímicas estão em estado crítico.

Vários estudos revelam que a maioria das bulímicas evoluem de uma outra doença: a anorexia nervosa.

As bulímicas recorrem a métodos adicionais para controlar o seu peso.

Na anorexia nervosa podem ocorrer problemas psicológicos nos quais pode haver episódios de Tricotilomania (arrancar os cabelos), Tricotilofagia (comê-los), de Cleptomania e de depressão. Existe uma grande ingestão de alimentos num curto espaço de tempo.

Estes alimentos são geralmente doces ricos em calorias. E é após esta ingestão que ocorre o uso de métodos adicionais (a auto-indução de vómito, o uso excessivo de laxantes, uso de diuréticos ou a prática excessiva de exercício físico).

A ingestão de alimentos é feita em períodos alternados. Ora comem em quantidades excessivas (como já foi referido), ora se alimentam apenas com uma salada ou uma maçã, induzindo de seguida o vómito. Ao fazerem isto, sentem-se deprimidas e mal consigo próprias.

Muitas vezes, estas bulímicas comem “às escondidas” ou tentam enganar a sua vontade de comer mascando pastilhas elásticas.

Nenhum comentário: