Esta etapa visa eliminar grande parte dos microrganismos, portanto é importante estar atento a alguns fatores:
-
Não cozinhar / assar grandes peças de carne de uma vez pois o calor pode não chegar internamente na carne e não destruir a flora de microrganismos perigosa.
-
Evitar preparar os alimentos com muita antecedência ao seu consumo.
-
Certificar que os alimentos preparados estejam bem cozidos internamente, especialmente aqueles com recheios de leite, ovos, frango e carnes em geral.
-
A melhor forma de cocção é usar altas temperaturas durante curto tempo.
-
Os métodos de cozimento considerados mais seguros são: vapor sob pressão, pequenos pedaços de carne completamente assados e frituras.
-
Os alimentos cozidos devem ser consumidos imediatamente.
-
Evitar preparar alimentos a base de ovos crus ( maionese, mousses, cremes..). Preferir as receitas que levem os ovos ao fogo e utilizar só maionese pasteurizada ( aquela adquirida no mercado).
-
Não deixar os alimentos à temperatura ambiente por mais que 1:30h. Após este período, caso não seja consumido, coloque-os imediatamente em refrigerador.
-
Alimentos a serem armazenados em refrigerador devem estar devidamente tampados em recipientes plásticos , limpos e secos. Não acondicionar alimentos em sua lata de origem.
-
As hortaliças devem ser acondicionadas em sacos plásticos limpos, após retirada das folhas estragadas.
-
Estocar alimentos crus e alimentos cozidos separadamente no refrigerador e congelador.
-
Não estocar por muito tempo alimentos no congelador, pois a temperatura deste ( 0º C) é bem superior que a dos freezers ( - 18º C ).
-
Não superlotar as prateleiras na geladeira e limpá-la com frequência; abrir a porta o menos possível e fechá-la rapidamente.
-
Os mesmos cuidados de cozimento devem ser tomados para os alimentos refrigerados a serem reaquecidos. Evitar reaquecer grandes peças de carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário