terça-feira, 14 de agosto de 2007

Esforço anaeróbico

Durante um esforço anaeróbico, o sangue não circula no músculo, as trocas nutricionais são efectuadas durante a fase de recuperação entre duas séries.
É isto que acontece durante o treino com cargas pesadas.
É por isso importante prever uma recuperação tanto mais longa quanto a série for curta e intensiva.

O esforço anaeróbico devidi-se em 2 vertentes distintas, são estas:

Anaeróbico alático - é um processo que não utiliza a glicose, portanto não produz ácido lático, o substrato utilizado e a creatina fosfato (CP), as reservas de CP nos músculos são esgotadas em aproximadamente 10 segundos.

Anaeróbico lático - produz ácido lático, pois utiliza a glicose a partir de transformações do glicogênio muscular, a degradação incompleta da glicose (a glicose é o único combustível metabólico para a glicólise anaeróbica) produz ácido lático que está relacionado com a fadiga muscular.

Esforço aeróbico

Durante um esforço aeróbico, o sangue circula no músculo, fornecendo oxigénio, glicogénio, cálcio, potássio, bem como todos os outros elementos necessários para a contracção muscular.
É isto que acontece durante as caminhadas, as pequenas corridas leves, os passeios de bicicleta.
Os esforços podem durar entre 5 e 10 horas, ou mais, sem causar o esgotamento de quem pratica, visto que os elementos nutritivos são fornecidos regularmente pelo sangue.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Suplementos

-Albumina

a proteína mais abundante em ovos. Presente também, no músculo e no sangue. Comercialmente extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar um dieta hiperprotéica.
Para que serve? Ela é facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo.

Dose recomendada:Não há uma dose geral. Cada caso deve ser estudado, mas a recomendação é de aproximadamente 1,5g /Kg para o total de proteína da dieta somando-se suplementos e alimentos.

Contra-indicações:Os problemas à saúde são os mesmos que ocorrem após o uso prolongado de dietas hiperprotéicas: possíveis problemas renais e hepáticos.

Parecer científico:Por conter grande quantidade de aminoácidos essenciais, ela é mais importante para recuperar desnutridos do que aumentar a massa muscular de atletas que já se alimentavam de forma correta.


-Arginina, Lisina e Ornitina

São três aminoácidos encontrados em diversos alimentos.
Para que servem? Ainda não há um consenso sobre a relevância de ingerir esses três aminoácidos sobre o organismo humano. Especula-se, ainda sem comprovação, que a associação desses três aminoácidos estimula a liberação de GH (hormônio do crescimento)

Dose recomendada:De 40-170mg/ Kg de peso corporal para a melhor estimulação do GH.

Contra-indicação:Sabe-se que os rins são os responsáveis pela depuração de amônia proveniente dos aminoácidos, logo seu consumo excessivo poderá estar sobrecarregando tais órgãos.


-BCAA

São aminoácidos abundantes em carnes e que têm a característica de serem essenciais ao organismo, ou seja, o corpo não os produz.
Para que servem? Esses três aminoácidos passaram a atrair a atenção de pesquisas quando, na década de '80 formulou-se a hipótese de que seu uso reduz as chances do triptofano plasmático chegar à barreira hemato-encefálica reduzindo a produção de serotonina no cérebro, de modo que os sintomas de fadiga relacionada ao exercício seriam reduzidos. Porém, o seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

Dose recomendada:Com a ingestão de 5-10g por dia atinge-se seu efeito máximo.

Contra-indicação:Como qualquer outro suplemento, seu uso deve ser feito apenas em algumas fases do treinamento e com supervisão de nutricionista e médico.

Parecer científico:Até o momento, o aspecto mais favorável ao seu uso é de prevenir em até 40% o risco de infecções no trato respiratório superior de triatletas.


-Bicarbonato de Sódio

É um potente elemento tampão produzido pelo organismo.
Para que serve? Durante atividade com predomínio da glicólise anaeróbia, o pH sangüíneo tende a reduzir-se prejudicando a performance. O propósito de ingerir tal substância é para elevar o pH para que a queda da performance associada à acidez seja retardada.

Dose recomendada:De 250-300mg/ Kg, porém é melhor iniciar com doses menores.

Contra-indicação:Seu uso é, por vezes, ineficaz, podendo gerar também, um sério desconforto gastro-intestinal por mudança no pH gástrico.

Parecer científico:Apesar de ter ação comprovada, a intensidade dos sintomas podem estar anulando os benefícios à performance.


Hidratos de Carbono Complexos

São substâncias presentes principalmente em vegetais, formados, quase sempre, de uma ou mais cadeias de glicose.
Para que servem? Os carboidratos, além de comporem substâncias essenciais ao organismo, também exercem uma importante função: são uma das formas mais fáceis para que o organismo produza energia. Sendo composto de diversas unidades de açúcares, os carboidratos complexos têm a característica de serem absorvidos de forma lenta, de modo que exercem pouco estímulo à liberação de insulina, a qual, quando em excesso, causa letargia, fadiga e, às vezes, hipoglicemia. Logo, quem quer exercitar-se, deve buscar os carboidratos complexos antes do exercício.

Dose recomendada:Recomenda-se uma refeição com cerca de 200-300g de carboidratos complexos de 1-3 horas antes da atividade.

Contra-indicações:É desaconselhável a ingestão imediatamente antes devido a possíveis problemas gastrointestinais. Essa recomendação deve ser supervisionada por um médico no caso de pessoas diabéticas.

Parecer científico:Os carboidratos são a forma mais segura de obter uma dieta hipercalórica, ou seja, quando associado ao exercício, facilitam o ganho de massa muscular por pouparem as proteínas e facilitam a recuperação.





-Cafeina

É um importante estimulante do sistema nervoso central. Presente em chás, café, chocolate, guaraná e refrigerantes.
Para que serve? Tem sido usado no exercício para reduzir a percepção de esforço, pois a cafeína modifica o limiar da dor, melhorando a performance. Seu efeito lipotrófico (emagrecedor) pode estar associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina.

Dose recomendada:A dose para melhorar a performance é de 200-300mg.

Contra-indicação:Apesar de ser mais fraca que a efedrina, ela pode gerar uma estimulação excessiva gerando uma liberação de adrenalina em quantidades perigosas, além de estimular a prática de exercício acima dos níveis seguros.
A cafeína também possui um potente efeito diurético, prejudicando a hidratação em atividades prolongadas.

Parecer científico:Apesar de ter eficiência comprovada em muitos trabalhos, a cafeína pode ser bastante prejudicial a alguns indivíduos, enquanto que apresenta pouco, ou nenhum efeito àqueles que já a consomem habitualmente.


-Carnitina

É uma substância composta por aminoácidos presente em todas as mitocôndrias do corpo.
Para que serve? Esse composto de aminoácidos tem recebido atenção por ser um dos responsáveis pela oxidação lipídica, de modo que tem sido vendido como um fat burner. Para que os ácidos graxos de cadeia longa atravessem a membrana mitocondrial para serem oxidados há o auxílio da carnitina-palmitoil transferase, cuja concentração pode ser manipulada pela suplementação de carnitina.

Dose recomendada:Ingerindo-se 2g por dia, trabalhos demonstram que a oxidação lipídica torne-se mais acelerada. Entretanto, os estudos ainda não são conclusivos.

Contra-indicação:Em certas pessoas, a dose recomendada causa náuseas e diarréia.

Parecer científico:Em indivíduos deficientes de carnitina, sua suplementação é de grande importância, porém, até o momento, não há um acordo sobre sua influência na performance.


-Creatina

Substância composta de 2 aminoácidos (glicina e arginina) que é produzida em nossas células.
Para que serve? Ela possui uma característica especial: é a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros 10 segundo de atividades máximas, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida. Assim como no caso da glutamina, o seu efeito osmótico tem sido relacionado a uma maior síntese protéica.

Dose recomendada:Em geral, nos três primeiros dia, usa-se uma dose elevada para a sobrecarga (20-30g), passando para a fase de manutenção (até 8 semanas) com 2g por dia.

Contra-indicação:Por seu efeito osmótico, muitos atletas reclamam da retenção hídrica. Até o momento não há comprovação, mas especula-se que seu uso possa gerar problemas hepáticos, renais e cãibras.

Parecer científico:Como sua função ergogênica ocorre, quase que exclusivamente, em exercícios de alta intensidade e curta duração, não adianta ingeri-la antes de uma maratona.


-Cromo

É um mineral co-fator de várias vias metabólicas.
Para que serve? É um auxiliar na função da insulina. Sabendo-se que a insulina é um dos principais hormônio anabólicos, este mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular. Sabe-se que o cromo acelera a perda de peso em indivíduos obesos, porém sem motivo esclarecido.

Dose recomendada:De 200-300mg por dia e 400mg por dia para a perda de peso.

Contra-indicações:Assim como muitos outros minerais, o cromo, quando em excesso, pode causar intoxicação.

Parecer científico:Os efeitos ainda não são satisfatórios, a não ser que o indivíduo seja um iniciante.


-DHAP

São substâncias que fazem parte do metabolismo lipídico e da glicose.
Para que servem? A dihidroxiacetona e piruvato DHAP tem sido associada à elevação dos estoques de glicogênio que, com a suplementação houve uma diminuição da percepção ao esforço. Além desse fator, o piruvato está associado a uma maior facilidade de perda de peso, provavelmente por acelerar as vias energéticas.

Dose recomendada:100mg por dia durante uma semana. Para maior perda de peso, sugere-se 30 mg por dia.

Contra-indicação:Ocorrem distúrbios intestinais.
Parecer científico:Ainda são poucos os trabalhos associados e, na maioria, inconclusivos.


-DHEA

A dehidroepiandrosterona - DHEA - é um precursor natural da testosterona.
Para que serve? Quando suplementado, oferece um ganho de massa muscular. Mas a relação custo-benefício, quando comparada à testosterona, ainda é desvantajosa ao DHEA.

Dose recomendada:A dosagem sugerida é de 100-200mg por dia para homens e 25 mg para mulheres.

Contra-indicação:Algumas pessoas desenvolveram alguns sintomas associados ao uso de hormônios masculinos.

Parecer científico:Além de ser considerado doping caso a testosterona se eleve acima de um padrão determinado, o seu uso deve, obrigatoriamente ser acompanhado por um médico.


-Glicerol

O glicerol é a parte hidrofílica que compõe os triglicerídeos.
Para que servem? Em atividades prolongadas, principalmente se realizadas em ambiente quente, a hidratação torna-se essencial. O glicerol possui a capacidade de reter água no organismo e, conseqüentemente, de promover a hiper-hidratação.

Dose recomendada:A dose padrão utilizada é de 1g/ kg com 1,5 L de 60-120 minutos antes do exercício.

Parecer científico:Apesar de desconhecerem muitos dos seus malefícios, o glicerol tem apresentados bons resultados na hiper-hidratação.


-Glutamina

Encontrado em carnes, é um aminoácido não-essencial, mas que desempenha diversas funções.
Para que serve? Além de ser um aminoácido de importante função como nutriente (energético) às células imunológicas, a glutamina apresenta importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica.

Dose recomendada:Os melhores efeitos são demonstrados com a ingestão de 5g por dia em 330 ml de água.

Parecer científico:É certo que sua queda após os exercícios intensos reduz a função imune, mas sobre seu efeito anabólico, apesar de sutil, as pesquisas apresentam dados cada vez mais favoráveis.


-HMB

É um derivado do aminoácido Leucina.
Para que serve? Tem recebido o mérito de ser um importante anti-catabólico, aumentando força e massa muscular com sua suplementação, mas as vias para tal ainda não estão claramente elucidadas.

Dose recomendada:De 1,5-3g por dia durante 4-8 semanas.

Contra-indicação:Seu uso poderia estar associado a problemas renais.

Parecer científico:Seus efeitos ainda estão sendo estudados, pois o b-HMb não tem apresentado influências positivas em atletas de alto nível de condicionamento.


-Taurina

É um aminoácido presente em alimentos de origem animal e é também produzida pelo homem.
Para que serve? É usada nos energéticos por seu efeito desintoxicador, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Outro atributo relacionado a este aminoácido é de poder intensificar os efeitos da insulina, tendo sido responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

Dose recomendada:O consumo de 3 doses ao dia de 500mg cada reduz o catabolismo protéico.

Contra-indicação:Indivíduos com problemas renais ou hepáticos devem consultar um médico.

Parecer científico:As respostas sobre sua eficiência estão apenas começando a serem respondidas


-TMC

São substâncias decorrentes da digestão das gorduras, e cujas cadeias de ácidos graxos são considerados de comprimento médio - de 8-12 átomos de carbono.
Para que servem? Os triglicerídeos de cadeia média - TCM - por serem absorvidos com maior velocidade e serem transportados diretamente ao plasma, são usados em atividades de endurance para elevarem os ácidos graxos plasmáticos facilitando a oxidação lipídica, de forma a pouparem os carboidratos.

Dose recomendada:Como uma solução a 5%. Não mais do que 30g por hora.

Contra-indicações:Se mais concentrado, poderá gerar desconforto gastrointestinal e, em indivíduos com propensão à desbalanço do perfil lipídico plasmático, os TCMs poderiam estar prejudicando a saúde.

Parecer científico:Mais pesquisas devem ser desenvolvidas pois, ainda não há certeza sobre sua eficácia. Apesar de reduzir o coeficiente respiratório, alguns sintomas adversos ainda inibem seu uso.


-Vanadio

Assim como com o cromo, este mineral age em diversas vias metabólicas, possibilitando ao corpo, realizar algumas de suas funções.
Para que serve? De forma semelhante ao cromo, o vanádio age melhorando a sensibilidade dos tecido à insulina, de modo que seu uso pode estar associado à elevação da massa muscular.

Dose recomendada:Phillips sugere cerca de 30-50mg com as refeições.

Contra-indicação:Se consumido em excesso, pode causar intoxicação, diarréia, língua verde e cãibras.

Parecer científico:Buscar suplementos cuja eficácia já tenha sido comprovada é a melhor forma de evitar possíveis prejuízos à saúde.

Vitaminas Hidrossolúveis

Possuem grande perda por vias como: suor, saliva, urina, fezes. Necessitam de reposição diariamente. São elas:

B1 ou tiamina: auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.
Carência: perda de peso; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares.
Fontes: carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos.

B2 ou riboflavina: conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.
Carência: dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.
Fontes: fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.

B6 ou piridoxina: permite a assimilação das proteínas e das gorduras.
Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.
Fontes: carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.

B12 ou cobalamina: colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.
Fontes: fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.

C ou ácido ascórbico: conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.
Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.
Fontes: limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.

Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos vermelhos.
Carência: anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.
Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão.

Niacina ou ácido nicotínico: possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.
Carência: Pelagra (aumento no crescimento da língua).
Fontes: levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.

Ácido pantotênico: auxilia o metabolismo em geral.
Carência: fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea.
Fontes: fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata.

Ácido paraminobenzóico: estimula o crescimento dos cabelos.
Carência: Irritabilidade, falta de memória e apatia.
Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.







Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas Lipossolúveis são:

  • A
  • D
  • E
  • F
  • K


VITAMINA A


Dados históricos: A cegueira noturna, a principal manifestação da carência de vitamina A, já era conhecida dos egípcios há mais de 3 mil anos. Eles desconheciam a razão dessa manifestação, mas a tratavam empiricamente com compressas de fígado frito ou cozido sobre os olhos. Hipócrates, há dois mil anos, já recomendava comer fígado para tratar a cegueira noturna. Em 1865, no Brasil, foi descrita a Oftalmia brasiliana, uma doença que atingia escravos mal alimentados. Só em 1913, num estudo experimental, foi descrito que animais atingidos pela xeroftalmia (secura dos olhos) tinham essa manifestação curada pela ingestão de gema de ovos, leite, manteiga e óleo de fígado de bacalhau. Durante a guerra mundial de 1914-1918 foi observado que a xeroftalmia em humanos era decorrente da carência de manteiga na dieta.


Sinônimos: Os retinóides. São substâncias como o Retinol e seus derivados que têm as propriedades biológicas da vitamina A. Os retinóides ocorrem na natureza, ou são produzidos sinteticamente.

Dose diária recomendada : 1 mg ou 5.000 UI

Principais funções: importante para as funções da retina, principalmente para a visão noturna. Exerce ainda função na cornificação da pele e das mucosas, no reforço do sistema imunológico, na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas. É importante no desenvolvimento embrionário. Tem influência nas reações imunológicas, e teria efeitos na prevenção de certos tumores.

A vitamina A tem função anti-oxidante. Ela se fixa aos chamados radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas.


Principais fontes de vitamina A, conteúdo em cada 100 gramas de alimento:

  • Fígado - 25 mg
  • Fígado de galinha - 11 mg
  • Fígado de gado - 8 mg
  • Patê de fígado - 2 mg
  • Cenouras -1 mg.


Nota - em 1 grama de fígado do urso polar se encontram 12 mg (40.000 UI) de retinol.


Manifestações de carência:


Olhos - a ceratomalácia (amolecimento da córnea), olhos secos, com ulcerações e xerose da conjuntiva e córnea, são as manifestações mais precoces. A cegueira noturna, a mais conhecida, é uma das primeiras manifestações de carência da Vitamina A. A dificuldade extrema de visão, inclusive a cegueira total são as manifestações mais graves da sua carência.

Sistema respiratório - o epitélio das vias aéreas sofre alterações, a queratinização, o que propicia um aumento de infeções. Pode haver uma diminuição da elasticidade pulmonar, dificultando a respiração.

Pele - a queratinização e a secura da pele levam à erupção de pápulas que envolvem os folículos sebáceos, principalmente nas extremidades dos membros.

Sistema gênito-urinário - a deficiência de vitamina A leva à formação de cálculos renais. O epitélio das vias urinárias se torna rugoso, o que facilita o depósito de cristais e a formação dos cálculos. Ocorrem ainda alterações na formação de espermatzóides, degeneração de testículos, abortos, anomalias e mortes fetais.

Sistema digestivo - ocorrem alterações no epitélio intestinal, metaplasias no epitélio dos dutos pancreáticos que seriam responsáveis pelas diarréias atribuídas à falta de vitamina A.

Glândulas sudoríparas - podem atrofiar e sofrer queratinização. As alterações do suor podem alterar os cheiros do corpo para pior.

Ossos - Nos animais, experimentalmente, a falta de vitamina A provoca alterações, como o aumento da porosidade e espessamento dos ossos.

Sistema nervoso - Alterações do olfato, do paladar e da audição podem ocorrer. Lesões de nervos e aumento na produção de líquor com hidrocefalia têm sido relatados.

Sangue - pode haver diminuição na formação de glóbulos vermelhos.


Manifestações de excesso:

O excesso de vitamina A, uma situação freqüente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clínicas desagradáveis e até perigosas.

A intoxicação por vitamina A pode ser aguda ou crônica. A Ingestão prolongada de 30 mg/dia de retinol, durante 6 meses ou mais, provoca intoxicações. Algumas pessoas, mesmo com 10 mg/dia, já apresentam sintomas. Em crianças, 7,5 a 15 mg/dia durante um mês já produz manifestações de toxicidade. Para acontecer uma intoxicação aguda, são necessários para um adulto 500 mg, para um jovem, 100 mg e para uma criança, 30 mg.

Pela ingestão exagerada podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, câimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento, além de dores ósseas. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Já foram observados casos de envenenamentos fatais pela ingestão de fígado de urso polar. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento da acne

Doses recomendadas ? 1 mg por dia para pessoas normais. Para mulheres grávidas, pessoas com distúrbios de digestão das gorduras, diabete, idosos e alcoólatras são recomendas doses 25 a 50% maiores.


ALERTAS:


1 - Existem estudos realizados com voluntários em que se observou que a ingestão exagerada e prolongada de vitamina A aumentou incidência de câncer, principalmente o de mama e intestino grosso. Isso ainda não está plenamente confirmado.

2 ? A ingestão em excesso de vitamina A pode levar a um aumento na incidência de fraturas de colo de fêmur.

3 ? A ingestão do dobro das necessidades diárias em mulheres grávidas está associada a uma maior incidência de defeitos congênitos específicos das crianças. Essa também é uma assertiva que necessita ser confirmada.

Sugestão final ? se você é uma pessoa normal, com alimentação normal, evite a suplementação de vitamina A. Se apresentar alguma manifestação sugestiva de carência dessa vitamina, consulte o seu médico e peça orientação.

VITAMINA E


Histórico : Em 1922, Evans e Bischop observaram que ratas grávidas não conseguiam manter a prenhez na falta de um fator desconhecido. Engravidavam, mas, abortavam posteriormente. Também foram observadas alterações nos testículos dos ratos carentes dessa substância, considerada como sendo anti-Esterilidade, daí vitamina E. Evans isolou a vitamina E em 1936, verificou que se tratava de tocoferóis, num total de oito, sendo o alfatocoferol o mais importante.

Sinônimos: tocoferol. Em verdade são oito substâncias semelhantes reunidas sob o nome de tocoferóis.


Dose diária recomendada: 10 a 30 UI.


Principais funções: Inicialmente era tida como a vitamina da fertilidade, sendo indicada para tratar a impotência sexual. Para desilusão de alguns, isso nunca foi comprovado.

Em animais (ratos), a falta de vitamina E provoca alterações neurológicas degenerativas da medula. Em humanos, a falta de vitamina E provoca alterações neurológicas como diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória, da propriocepção e oftalmoplegia. As dificuldades visuais podem ser agravadas pela retinopatia pigmentar também provocada pela falta de vitamina E.

Não existem provas que demonstrem ser a vitamina E de utilidade no tratamento de distúrbios menstruais, vaginites, alterações de menopausa, toxemia gravídica e dificuldades reprodutivas.

A vitamina E ajuda no tratamento de miopatias necrosantes mas não é útil no tratamento da distrofia muscular.

Os tocoferóis agem como antioxidantes, protegendo as células dos efeitos nocivos das substâncias tóxicas, principalmente dos radicais ácidos. Atualmente, se admite que protegem do câncer, da arteriosclerose, das inflamações articulares e das complicações do diabete, por bloquearem as modificações oxidativas das lipoproteinas de baixa densidade. É discutível se doses altas de Vitamina E exerçam algum benefício na prevenção de doenças cardiovasculares. Existem observações em que foram administrados 400 UI/dia de Vitamina E em pacientes portadores de doença isquêmica do coração. Nesse grupo, a incidência de um infarto do miocárdio foi reduzida para a metade, mas, a vida média dessas pessoas não foi prolongada. Um outro estudo mostrou que em pacientes submetidos a diálise renal, por serem portadores de insuficiência renal crônica, a incidência de mortes por doença do coração caiu para a metade do esperado quando lhes foi administrada a Vitamina E. Já num estudo realizado na Itália, na mesma situação clinica, não se verificou uma mudança significativa da incidência de doenças cardiovasculares ao lhe administrarem altas doses de Vitamina E. No entanto, o número de mortes por causas cardíacas foi significativamente menor.

Devemos salientar ainda que o efeito anti-radicais livres é obtido principalmente na presença dos flavonóides.


CONCLUSÕES:


a) A curto prazo, em cardiopatas, não existem evidências de benefícios óbvios com a suplementação de Vitamina E. Um benefício a longo prazo ainda não está definido.

b) Quanto aos benefícios na prevenção do câncer, os resultados são controversos. Para evitar o câncer de seio, não existem evidências que o confirmem. Quanto ao câncer de intestino grosso, os resultados são conflitantes. Um grupo que avaliou a associação de Alfa-tocoferol mais Beta caroteno, notou uma significativa redução do câncer de próstata e nenhum benefício na prevenção de outras doenças cancerosas. Esse mesmo grupo de investigadores observou que, dentre os fumantes, houve um aumento significativo de acidentes vasculares cerebrais quando recebiam altas doses de Vitamina A e E.

c) Existem evidências discretas de que altas doses de Vitamina E associadas ao Gingo bolina tornariam a progressão da doença de Alhzheimer mais lenta.


Principais fontes : azeites vegetais, cereais e verduras frescas. O leite de mulher contém vitamina E suficiente para o filho em aleitamento ao peito, ao contrário do leite de vaca.


Manifestações de carência : vide as principais funções descritas acima.


Manifestações de excesso : a vitamina E, mesmo em altas doses, não é tida como tóxica, mas se ingerida em excesso pode, eventualmente, competir na absorção e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolúveis, além do ferro dos alimentos, e, assim, colaborar para o desencadeamento de anemias. Observou-se ainda que altas doses de Vitamina E aceleram a progressão de retinite pigmentosa.

VITAMINA K


Histórico : Em 1929, Dam observou que pintos alimentados com certas rações apresentavam sangramentos decorrentes da diminuição dos níveis de protrombina no sangue. Seis anos depois, verificou que uma substância desconhecida, solúvel em gorduras, combatia as perdas de sangue. Deu-lhe o nome de vitamina K (Koagulations Vitamine ). Na mesma época, outros investigadores, observando pacientes ictéricos e pesquisando as causas da diminuição da coagulabilidade sangüínea, verificaram ser a diminuição de protrombina o fator responsável. Em 1936, observaram que animais com fístulas biliares, em que a bile não chegava ao intestino, apresentavam o mesmo problema e verificaram que podiam corrigi-lo, alimentando os animais com sais biliares.


Sinônimos: A vitamina K é composta de 3 tipos, a K1 (Fitonadione), a K2 (menaquinonas) e a K3 (menadione).


Doses diárias recomendadas: Não estão ainda determinadas as doses mínimas diárias necessárias para manter a normalidade da coagulação. Admite-se como sendo 0,5 a 1 micrograma por kg de peso o mínimo necessário. Pessoas deficientes em vitamina K são tratadas com 0,03 microgramas por kg de peso. Nas pessoas adultas, a vitamina K2 é formada no próprio intestino do indivíduo por ação de bactérias sobre o conteúdo intestinal. A vitamina K1 vem dos vegetais. Em recém-nascidos isso não aconteceu ainda, motivo pelo qual alguns pediatras a administram para as crianças logo após o nascimento a fim de evitar as conseqüências de uma carência (Sangramentos).


Principais funções: As vitamina K1 e a K2 praticamente não têm atividade farmacodinâmica em pessoas normais. A vitamina K atua na produção de protrombina, fator importante na coagulação do sangue. Age ainda na prevenção de osteoporose em idosos e mulheres depois da menopausa.


Principais fontes: verduras e fígado.


Manifestações de carência: em adultos é extremamente rara e pode ser a conseqüência de doenças em que exista má função do fígado, má absorção intestinal, alterações da flora intestinal (uso prolongado ou intensivo de antibióticos), ou desnutrição. A carência se manifesta por tendência ao sangramento.

Manifestações de excesso : As vitaminas K1 e K2 não são tóxicas, mesmo em altas doses. Já a vitamina K3, em altas doses, pode provocar anemia e lesões no fígado.

A injeção de Fitonadione na veia pode provocar dores no peito, choque e, raramente, a morte, o que por alguns é atribuído aos solventes usados nas soluções injetáveis. O Menadione é irritante para a pele e para os pulmões, podendo provocar anemia hemolítica, kernicterus nos recém-nascidos, principalmente em crianças prematuras. Em pessoas doentes do fígado, tanto a menadione como o fitonadione podem deprimir ainda mais a função hepática.

VITAMINA D


Histórico: A vitamina D, em verdade, é a denominação atribuída a duas substâncias, o colecalciferol e o ergocalciferol; ambas têm a propriedade de evitar ou curar o raquitismo. O raquitismo era atribuído à falta de ar fresco e de sol para as crianças criadas em zonas urbanas, outros autores creditavam a doença a erros alimentares. Em 1919, dois autores, Mellanby e Huldschinsky verificaram que todos tinham razão, pois, adicionar óleo de fígado de bacalhau à dieta, ou expor as crianças ao sol, prevenia ou curava a doença. Em 1924, os autores Heis, Steenbock e Black verificaram que irradiando as rações animais com radiação ultravioleta também curava ou prevenia o raquitismo.


Sinônimos: Calciferol


Doses diárias recomendadas: 400 UI


Principais funções: A vitamina D age como um hormônio na regulação do cálcio dos ossos e sangue.


Principais fontes: O organismo humano é capaz de sintetizar a vitamina D a partir do colesterol; por isso, poderia deixar de ser considerada uma vitamina, segundo a definição das mesmas. Nas regiões em que há pouca radiação solar, o corpo humano tem a necessidade de complementar as carências alimentares e/ou ambientais. As principais fontes são fígado, óleos de peixes e gema de ovos.

Existem no mercado produtos lácteos "enriquecidos" de vitaminas D, o que num país ensolarado como o Brasil é dispensável (vide manifestações de excesso abaixo)

Manifestações de carência: a carência de vitamina D provoca, nas crianças, o raquitismo e, nos adultos, a osteomalácia (amolecimento dos ossos). Nos idosos, leva à osteoporose.


Manifestações de excesso: doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso da cálcio no sangue), o que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose), e, ainda, a eliminação aumentada de cálcio na urina o que, por sua vez, favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos.

Tanto o excesso como a carência de vitamina D alteram a formação dos ossos.

VITAMINA F


Sinônimos: Nome Vitamina F é uma denominação antiquada que agrupa os ácidos graxos não saturados essenciais (não formados no organismo humano), como o ácido linoleico, o ácido oleico e o ácido linólico. Não são aminas e, por isso, deixaram de ser considerados como sendo vitaminas.


Principais funções: Protetores cutâneos e interferem no crescimento do corpo humano. Os ácidos graxos essenciais são usados principalmente nos cosméticos de uso tópico e servem para deixar a pele macia por terem um efeito antiqueratinizante. São muito usados para tratar as peles secas, peles rachadas e envelhecidas.


Principais fontes : O nome de vitamina F vem por serem os ácidos graxos essenciais encontradas em gorduras. Gordura em alemão é Fett, ou, em inglês, é Fat. É encontrada principalmente no óleo de milho, de girassol, de soja, de caroço de uva, de germe de trigo, nos óleos de oliva e de peixes e, desses, principalmente nos de água fria.



Tabela de Alimentos (100 g)

Produtos Alimentares Composição Minerais Vitaminas

Calorias Água Prots Gords Glúcidos Ca+ P+ Fe+ Na+ K+ A B1 B2 Ac.nic C


(g) (g) (g) (g) (mg) (mg) (mg) (mg) (mg) (U.I) (mg) (mg) (mg) (mg)

Leite e derivados


Manteiga 716 15,5 0,6 81 0,4 20 16 0 980 23 3300 0 0,01 0,1 0
Iogurte 123 68,1 1,5 0 30,0 50 40 0 174 218 0 0,02 0,08 - 0
Leite de vaca magro 36 90,5 3,5 0,1 5,1 123 97 0,1 52 150 0 0,04 0,18 0,1 1
Leite c/chocolate 74 83 3,2 2,2 10,6 109 91 0,1 4 33 90 0,03 0,16 0,1 1
Gorduras e óleos


Óleos vegetais 884 0 0 100 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0
Margarina 902 0 0 100 0 0 0 0 0,3 0,2 0 0 0 0 0
Maionese 720 15,5 0,6 81 0,4 20 16 0 1100 58 3300 0 0 0 0
Toucinho 708 16 1,5 78 3,0 19 60 1,0 590 25 210 0,4 0,04 0 0
Frutas
Uva 48 87,4 0,4 0,7 11,3 14 11 0,6 1 66 40 0,03 0,02 0,1 12
Cerejas 61 83,0 1,1 0,5 14,8 18 20 0,4 1 260 620 0,05 0,06 0,4 8
Maça 58 84,1 0,3 0,4 14,9 6 10 0,3 0,2 74 90 0,04 0,03 0,2 5
Banana 88 74,8 1,2 0,2 23 8 28 0,6 0,5 420 430 0,04 0,05 0,7 10
Damasco 51 85,4 1,0 0,1 12,9 16 23 0,5 0,6 440 2790 0,03 0,05 0,8 7
Melão 32 90,5 0,5 0,0 8,5 17 16 0,4 - - 40 0,05 0,03 0,2 23
Pêra 63 82,7 0,7 0,4 15,8 13 16 0,3 2 100 20 0,02 0,04 0,1 4
Morango 37 89,9 0,8 0,5 8,3 28 27 0,8 0,8 180 60 0,03 0,07 0,3 60
Melancia 28 92,1 0,5 0,2 6,9 7 12 0,2 0,3 110 590 0,05 0,05 0,2 6
Limão 32 89,3 0,9 0,6 8,7 40 22 0,6 0,7 130 0 0,04 - 0,1 50
Pêssego 46 86,9 0,5 0,1 12,0 8 22 0,6 0,5 70 880 0,02 0,05 0,9 8
Ameixa 50 85,7 0,7 0,2 12,9 17 20 0,5 0,6 170 350 0,06 0,04 0,5 5
Abacate 245 65,4 1,7 26,4 5,1 10 38 0,6 3 340 290 0,06 0,13 1,1 16
Laranja 45 87,2 0,9 0,2 11,2 33 23 0,4 0,3 170 190 0,08 0,03 0,2 49
Figo seco 270 24 4,0 1,2 68,4 186 111 3,0 34 780 80 0,16 0,12 1,7 0
Toranja 40 88,8 0,5 0,2 10,1 22 18 0,2 0,5 200 - 0,04 0,02 0,2 40
Tangerina 44 87,3 0,8 0,3 10,9 33 23 0,4 2 110 420 0,07 0,03 0,2 31
Tâmara 284 20 2,2 0,6 75,4 72 60 2,1 1 790 60 0,09 0,10 2,2 0
Passas 268 24 2,3 0,5 71,2 78 129 3,3 2,1 720 50 0,15 0,08 0,5 -
Goiaba 70 80,6 1,0 0,6 17,1 30 29 0,7 - - 250 0,07 0,04 1,2 302
Azeitonas 191 71,8 1,8 21,0 2,6 87 17 1,6 980 23 60 - - - -
Mamão 43 88,3 0,6 0,1 10,0 19 13 0,3 - - 2400 0,05 0,13 - 36
Sumo de Laranja fresco 44 87,5 0,8 0,5 11,0 19 16 0,23 3,6 182 190 0,08 0,03 0,2 49
Cereais
Flocos de Arroz 392 3,5 5,9 0,6 87,7 21 116 1,8 720 180 0 0,46 0,08 5,5 0
Flocos de milho 392 3,5 5,9 0,6 87,7 21 116 1,8 720 180 0 0,46 0,08 5,5 0
Flocos de trigo 355 3,8 10,8 1,6 80,2 46 329 4,2 1300 320 0 0,56 0,18 6,4 0
Farinha de milho 362 12 9,0 3,4 74,5 6 178 1,8 - - 440 0,30 0,08 1,9 0
Farinha de trigo 364 12 10,5 1,0 76,1 16 87 2,9 1 86 0 0,44 0,26 3,5 0
Arroz branco 362 12,3 7,6 0,3 79,4 24 136 0,8 2 130 0 0,07 0,03 1,6 0
Pão de trigo 259 36,0 8,5 2,2 51,4 83 126 2,0 620 250 0 0,25 0,19 2,5 0
Pão de centeio 244 35,3 9,1 1,2 52,4 72 147 1,6 590 160 0 0,18 0,08 1,5 0
Macarrão seco 377 8,6 12,8 1,4 76,5 22 165 2,9 1 160 0 0,88 0,37 6,0 0
Esparguete cozido 149 60,6 5,1 0,6 30,2 9 65 1,1 - - 0 0,17 0,10 1,4 0
Farinha de soja 228 11,0 44,7 1,1 37,7 265 623 13,0 - - 70 1,10 0,35 2,9 0
Carnes
Presunto 344 53 15,2 31 0 9 168 2,3 - - 0 0,74 0,18 4,0 0
Lingua de boi 207 68 16,4 15 0,4 9 187 2,8 100 260 0 0,12 0,29 5,0 0
Fígado de porco cru 134 72,3 19,7 4,8 1,7 10 362 18,0 77 350 14200 0,40 2,98 16,7 23
Fígado de bovino frito 208 57,2 23,6 7,7 9,7 8 486 7,8 - - 53500 0,26 3,96 14,8 31
Fígado de bovino cru 136 69,7 19,7 3,2 6,0 7 358 6,6 110 380 43900 0,26 3,33 13,7 31
Rins de boi cru 141 74,9 15,0 8,1 0,9 9 221 7,9 210 310 1150 0,37 2,55 6,4 13
Miolos 125 78,9 10,4 8,6 0,8 16 330 3,6 150 340 0 0,23 0,26 4,4 18
Perna de vitela cozida 219 60 28 11 0 12 258 3,5 - - 0 0,08 0,28 6,1 0
Bovino cozido 309 51 26 22 0 11 117 3,1 51 360 0 0,05 0,20 4,1 0
Peixe e Frutos do Mar
Bacalhau seco 375 12,3 81,8 2,8 0 50 891 3,6 8100 160 0 0,08 0,45 10,9 0
Lagosta crua 88 79,2 16,2 1,9 0,5 61 184 0,6 210 180 - 0,13 0,06 1,9 0
Atum em lata 198 60,0 29,0 8,2 0 8 351 1,4 800 240 80 0,05 0,12 12,8 0
Sardinha em lata 214 57,4 25,7 11,0 1,2 386 586 2,7 510 560 220 0,02 0,17 4,8 0
Linguado cru 68 82,7 14,9 0,5 0 61 195 0,8 - - - 0,06 0,05 1,7 0
Peixe espada cozido 178 64,8 27,4 6,8 0 20 251 1,.1 - - 2300 0,05 0,06 10,3 0
Aves e Ovos
Clara 398 3 85,9 0 6,3 48 135 1,6 - - 0 0 2,05 0,7 0
Gema 693 3 31,2 61,2 1,3 282 1123 13,8 - - 5540 0,50 0,66 0,1 0
Ovo Inteiro 592 5 46,8 42,0 2,5 190 767 8,8 - - 3740 0,34 1,06 0,2 0
Pato 322 54,3 16,1 28,6 0 9 172 2,4 - - - 0,12 0,40 7,9 8
Peru 268 58,3 20,1 20,2 0 23 320 3,8 40-92 310-320 - 0,09 0,14 8,0 0
Frango 200 66,0 20,2 12,6 0 14 200 1,5 110 250 0 0,08 0,16 8,0 0
Fígado de Galinha 141 69,6 22,1 4,0 2,6 16 240 7,4 51 160 32200 0,20 2,46 11,8 20
Nozes e Amêndoas
Nozes cruas 654 3,3 15,0 64,4 15,6 83 380 2,1 2 450 30 0,48 0,13 1,2 3
Castanha caju 578 3,6 18,5 48,2 27,0 46 428 5,0 200 560 - 0,63 0,19 2,1 -
Amendoim torrado 559 2,6 26,9 44,2 23,6 74 393 1,9 460 700 0 0,30 0,13 16,2 0
Amêndoa torrada 597 4,7 18,6 54,1 19,6 254 475 4,4 160 710 0 0,25 0,67 4,6 -
Açucar e Doces
Chocolate doce 471 1,4 2 29,8 62,7 63 287 2,8 35 230 30 0,03 0,15 0,6 0
Chocolate amargo 501 2,3 5,5 52,9 29,2 98 446 4,4 4 830 60 0,05 0,24 1,1 0
Mel 294 20 0,3 0 79,5 5 16 0,9 7 10 0 - 0,04 0,2 4
Açucar de mesa 385 0,5 0 0 99,5 - - - 0,3 0,5 - - - - -
Geleias e marmeladas 278 28 0,5 0,3 70,8 12 12 0,3 7-13 8-78 10 0,02 0,02 0,2 6
Bombom 352 8 0 0 91 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Raízes e Tubérculos
Nabo cozido 27 92,3 0,8 0,2 6,0 40 34 0,5 58 - - 0,04 0,06 0,4 18
Cenoura crua 42 88,2 1,2 0,3 9,3 39 37 0,8 51 410 12000 0,06 0,06 0,5 4
Batata cozida 83 77,8 2,0 0,1 19,1 11 56 0,7 - - 20 0,10 0,04 1,2 15
Rabanete 20 93,6 1,2 0,1 4,2 37 31 1,0 9 260 30 0,03 0,02 0,3 24
Beterraba cozida 41 88,3 1,0 0,1 9,8 21 31 0,7 - - 20 0,02 0,04 0,3 7
Batata doce cozida 123 68,5 1,8 0,7 27,9 30 49 0,7 - - 7700 0,09 0,05 0,6 20
Vegetais de folha e talo
Couve Bruxelas cozidas 47 84,9 4,4 0,5 8,9 34 78 1,3 - - 400 0,04 0,12 0,5 47
Repolho cozido 24 92,4 1,4 0,2 5,3 46 31 0,5 - - 90 0,05 0,05 0,3 31
Alface 15 94,8 1,2 0,2 2,9 22 25 0,5 12 140 540 0,04 0,08 0,2 8
Cebola crua 45 87,5 1,4 0,2 10,3 32 44 0,5 1 130 50 0,03 0,04 0,2 9
Salsa 50 83,9 3,7 1,0 9,0 193 84 4,3 8 880 8230 0,11 0,28 1,4 193
Espinafres cozidos 20 92,7 2,3 0,3 3,2 81 55 3,0 82 780 9420 0,11 0,20 0,6 59
Folha de nabo cozida 30 89,5 2,9 0,4 5,4 259 50 2,4 - - 10600 0,06 0,41 0,7 60
Agrião 18 93,6 1,7 0,3 1,1 195 46 2,0 - - 4720 0,06 0,16 0,8 77
Leguminosas
Feijão cru 35 88,9 2,4 0,2 7,7 65 44 1,1 0,9 300 630 0,08 0,11 0,5 19
Feijão cozido 22 92,5 1,4 0,2 4,7 36 23 0,7 - - 660 0,05 0,09 0,4 10
Feijão em lata 18 93,5 1,0 0,1 4,2 27 19 1,4 410 120 410 0,03 0,04 0,3 4
Ervilha cozida 70 81,7 4,9 0,4 12,1 22 122 1,9 - - 720 0,25 0,14 2,3 15
Ervilha em lata 68 82,3 3,4 0,4 12,9 25 67 1,8 270 96 540 0,11 0,06 1,0 8
Ervilha congelada 83 80,3 5,7 0,4 12,9 24 92 2,2 160 153 670 0,33 0,10 1,9 17
Lentilhas secas 339 12,2 24,0 1,2 60,4 34 292 7,4 3 1200 570 0,56 0,24 2,2 5
Outros vegetais
Bróculos cozidos 29 89,9 3,3 0,2 5,5 130 76 1,3 - - 3400 0,07 0,15 0,8 74
Couve-Flor cozida 25 91,7 2,4 0,2 4,9 22 72 1,1 - - 90 0,06 0,08 0,5 28
Milho em lata 67 80,5 2,0 0,5 16,1 4 51 0,5 205 200 200 0,03 0,05 0,9 5
Pepino cru 12 96,1 0,7 0,1 2,7 10 21 0,3 0,9 230 0 0,03 0,04 0,2 8
Cogumelos em lata 11 93,0 1,4 0,2 3,7 7 90 0,8 400 150 0 0,02 0,25 2,0 -
Abóbora cozida 47 85,7 1,9 0,4 11,0 24 35 0,8 - - 6190 0,05 0,15 0,6 7
Tomate cru 20 94,1 1,0 0,3 4,0 11 27 0,6 3 230 1100 0,06 0,04 0,5 23
Tomate em lata 19 94,2 1,0 0,2 3,9 11 27 0,6 18 130 1050 0,06 0,03 0,7 16
Feijão de soja seco 331 7,5 34,9 18,1 34,8 227 586 8,0 4 1900 110 1,07 0,31 2,3 -
Diversos
Ketchup 98 69,5 2,0 0,4 24,5 12 18 0,8 1300 800 1880 0,09 0,07 0,2 11
Café 4 99 0,2 0 0,7 4 4 0,5 0,03 16,2 - - - - -
Cerveja 20-48 90,2 0,6 0 4,4 4 26 0 8 46 0 - 0,03 0,2 0
Coca-cola 46 88 - - 12 - - - 1 52 - - - - -
Batata frita de pacote 554 3,1 6,7 37,1 49,1 30 152 1,9 340 880 50 0,18 0,11 3,2 11